Plano de aula


Questão/problema


Mas como apareceram as horas, os minutos e os segundos?


Concetualização

É necessário que os alunos compreendam a questão/problema que está na base da atividade que vão realizar;
Os alunos deverão apresentar hipóteses de modo a solucionar o problema.


Atividade da Aula

Pretende-se realizar uma atividade prática. Esta abordagem baseia-se em quatro pontos-chave:
Explorar os relógios de Sol adquirindo conhecimento sobre os fenómenos abordados
Fazer a interpretação dos resultados obtidos, entendendo o seu funcionamento
Comunicar os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos
Refletir e apresentar as conclusões


Discussão

É importante que no processo de análise de resultados estejam envolvidos todos os alunos, por isso, serão formados grupos de trabalho, onde haverá partilha de ideias, discussão e reflexão dos resultados da tarefa realizada.
Os alunos deverão apresentar registos relativos à atividade realizada.É necessário comparar resultados entre os diversos grupos


Dicas:

Levar modelos do Sol e da Terra para ilustrar os movimentos que dão origem aos dias e às estações do ano.
Aproveitar para ensinar o que são: a latitude, a longitude e a inclinação do eixo polar com o plano da órbita
Para tornar a aula mais avançada tecnologicamente levar um GPS.
Usar protetor solar, chapéu e óculos escuros. Evitar insolações.


                        URL: http://relogiosol.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário