Questão/problema
☼ Mas como apareceram as
horas, os minutos e os segundos?
Concetualização
☼ É necessário que os
alunos compreendam a questão/problema que está na base da atividade que vão
realizar;
☼
Os alunos deverão apresentar hipóteses de modo a solucionar o problema.
Atividade
da Aula
Pretende-se realizar uma atividade prática.
Esta abordagem baseia-se em quatro pontos-chave:
☼ Explorar os relógios de Sol
adquirindo conhecimento sobre os fenómenos abordados
☼ Fazer a interpretação dos
resultados obtidos, entendendo o seu funcionamento
☼ Comunicar os resultados obtidos
e os conhecimentos adquiridos
☼ Refletir e apresentar as
conclusões
Discussão
É importante que no processo de análise de resultados
estejam envolvidos todos os alunos, por isso, serão formados grupos de trabalho, onde haverá
partilha de ideias, discussão e reflexão dos resultados da tarefa realizada.
Os alunos deverão apresentar registos
relativos à atividade realizada.É necessário comparar resultados entre
os diversos grupos
Dicas:
☼
Levar modelos do Sol e da Terra para ilustrar os movimentos que
dão origem aos dias e às estações do ano.
☼ Aproveitar
para ensinar o que são: a latitude, a longitude e a inclinação do eixo polar
com o plano da órbita
☼ Para
tornar a aula mais avançada tecnologicamente levar um GPS.
☼ Usar
protetor solar, chapéu e óculos escuros. Evitar insolações.
URL: http://relogiosol.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário