Como ler as horas?


A marcação das horas num relógio de Sol raramente coincide com as horas assinaladas por um relógio mecânico.

Correção da Hora num Relógio de Sol: Podemos resumir em três os fatores que determinam as diferenças existentes entre as horas indicadas por um relógio de Sol e um relógio mecânico:



 
1) Hora de inverno e de verão


Para um melhor aproveitamento da luz do dia em cada estação atrasamos ou adiantamos os relógios mecânicos em determinadas alturas do ano.

Para adequar a hora dada pelo relógio de Sol à hora legal é necessário, em primeiro lugar, ter em conta os ajustes horários de verão e inverno: caso se esteja na hora de verão, é necessário adicionar uma hora às horas indicadas pelo relógio de Sol.

2) Longitude do lugar

A hora dada pelo relógio de Sol necessita ser corrigida de acordo com o meridiano de referência do fuso horário em que se encontra.

Em Portugal o meridiano de referência é o Meridiano de Greenwich, que é a linha de longitude zero (por convenção do séc. XVII, é o meridiano que passa pelo observatório Real, na localidade de Greenwich, nos arredores de Londres, Reino Unido).
  



Este meridiano divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.

A longitude de um lugar é o valor em graus que se percorre desde o Meridiano de Greenwich até se chegar a esse local, para Este ou Oeste.

O meridiano de Greenwich serve de referência para estabelecer os fusos horários. Temos 24 fusos horários ou zonas de tempo, definidas por meridianos distantes entre si de uma largura equivalente a 1h. Isto resulta em 15º de longitude para cada fuso horário.


Cada fuso é identificado pelo meridiano standard, que é aquele que passa pelo meio dele. A zona “zero” tem por meridiano standard o 0º, a primeira zona o meridiano 15º, a segunda 30º, …

Então, por cada grau de longitude Oeste adicionam-se 4 minutos (porque a marcação horária determina que cada hora corresponde a 15º logo, a 4 minutos corresponde 1º) e por cada grau de longitude Este subtraem-se 4 minutos.

A leste deste meridiano, o relógio solar estará “adiantado” enquanto a oeste estará “atrasado”.

3) Equação do Tempo

O Sol, na sua trajectória aparente na esfera celeste descreve durante um ano uma curva, a eclíptica, que tem a forma de uma elipse e cujo plano está inclinado (23,5°) em relação ao equador celeste.

A forma da eclíptica e a inclinação do seu plano determinam que as horas solares (indicadas por um relógio de sol) não têm a mesma duração ao longo de todo o ano.

Assim, definiu-se o tempo solar médio: trata-se do tempo que um Sol fictício levaria a percorrer o equador celeste com uma velocidade angular constante.

À diferença variável entre o tempo solar médio e o tempo solar verdadeiro ou tempo verdadeiro, medido em horas solares pelos relógios de sol, chama-se equação do tempo.

Como qualquer outra função matemática bidimensional a equação do tempo pode ser representada graficamente, facilitando o seu uso.




      ☼ Para fins práticos necessitamos de um gráfico do qual os ajustes diários podem ser deduzidos ou uma tabela diária com as correções em minutos e segundos para o relógio de Sol.



URL: http://relogiosol.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário