Conclusão


Por muitos séculos, a humanidade se valeu da sombra de um objeto projetada pelo Sol, a sombra do gnómon dos relógios de Sol, para medir o tempo.

De simples até instrumentos tecnicamente sofisticados, os relógios de Sol acompanharam o Homem ao longo dos tempos e evoluíram com o progresso do conhecimento.

Atualmente há um interesse renovado e são cada vez mais pessoas que se dedicam a estudá-los e difundi-los. É de certa forma um retorno às raízes, quando a contagem do tempo se dava de uma forma mais natural.

Os relógios de Sol são, na sua maioria, obras de arte carregadas de história, cuja conceção resulta essencialmente da conjugação de dois ramos fundamentais do saber: a astronomia e a matemática.

O início da Relojoaria Mecânica na Europa tornou o relógio de Sol cada vez mais uma jóia e um adereço do que um medidor de tempo.

Relógios de Sol, ampulhetas, relógios mecânicos, digitais, atómicos …. São exemplos de uma panóplia de instrumentos para medir o tempo...

Cada cidadão deve estar preparado para enfrentar com confiança as questões científico-tecnológicas que a sociedade lhes coloca, sendo capaz de ponderar argumentos, formular opiniões e participar na tomada de decisões. Este é um dos objetivos do ensino das Ciências, o qual pretende contribuir para a formação científica dos alunos.


URL: http://relogiosol.blogspot.com

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