Pretende-se
atingir os seguintes objetivos:
☼ Utilizar o recurso astronómico,
em contexto de sala de aula, servindo de material de base a uma aula ou
complemento da mesma e/ou a sua dinamização num Clube de Astronomia;
☼ Explorar um relógio de Sol, de
uma forma simples e barata, e entender o seu funcionamento;
☼ Dar informações úteis da antiga
técnica que seguia a sombra do Sol para determinar as horas do dia a partir do
Sol;
☼ Aprender a calibrar um relógio
solar;
☼ Relacionar a posição e o tamanho
da sombra dada pelo relógio de Sol com as horas de maior insolação e os riscos
do Sol na alteração do património genético do indivíduo, nomeadamente na
carcinogénese;
☼ Reconhecer a presença de várias ciências
na construção do um relógio de Sol;
☼ Estimular o interesse e a
curiosidade dos alunos pela Astronomia;
☼ Aprofundar conhecimentos
divulgando a ciência e difundindo a sua história;
☼ Ver o relógio de Sol como um
objeto útil, pelo aspeto cultural, científico, instrutivo, artístico e
decorativo;
☼ Refletir sobre os avanço
tecnológicos retornando às raízes, quando a contagem do tempo se dava de uma
forma mais natural;
☼ Alertar para o abandono a que
muitos relógios de Sol têm sido votados no decurso das últimas décadas
reconhecendo o rico património nacional em relógios de Sol
Desta
forma, esta ferramenta além de enriquecer o conhecimento científico dos alunos,
relacionado com os conteúdos programáticos, pretende ainda promover as seguintes competências educacionais:
☼ A discussão de problemas
relacionados com a temática da Astronomia, com incidências sociais;
☼ O desenvolvimento de
competências, tais como, problematizar, pesquisar, formular hipóteses,
interpretar e analisar dados, argumentar, avaliar e validar ideias;
☼ O desenvolvimento de atitudes e
códigos de conduta que permitam a adoção de posições em relação às utilizações
sociais da Ciência e da Tecnologia.
URL: http://relogiosol.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário