Como funciona?


A variação das horas depende da mudança de posição do sol na abóbada celeste.







  O movimento aparente do Sol é causado pela rotação da Terra em torno do seu eixo (24 h) que faz com que o Sol pareça estar levantado a leste pela manhã e se ponha a oeste à tarde e pelo seu movimento na sua órbita em torno do Sol


O princípio do funcionamento é a projeção da sombra de um “ponteiro” (gnómon) sobre uma superfície, que corresponde ao mostrador, sobre o qual estão marcadas as linhas de hora.
Imaginemos que a Terra é uma superfície esférica, cujo eixo de rotação passa pelo centro, e que se encontra parada enquanto o Sol se move de Este para Oeste.

À medida que o Sol efetua o seu movimento aparente, a sombra do eixo da Terra cai no plano equatorial e move-se 15º por hora (15º = 360º/24h).


  Se a partir da posição da sombra quando o Sol passa no meridiano do lugar (meio-dia) marcarmos ângulos múltiplos de 15º, obteremos a marca das horas do dia. Se considerarmos um disco paralelo ao plano do equador, as marcas das horas serão determinadas da mesma forma.

Os relógios de Sol não são mais do que miniaturas da Terra e do seu eixo. Por isso, o gnómon estará dirigido para o Pólo Norte Celeste (aproximadamente para a Estrela Polar) e, portanto, fará um ângulo com o plano horizontal igual à latitude do lugar onde se encontra o observador.



URL: http://relogiosol.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário